Rodovia GO-462, Km 12 | Santo Antônio de Goiás – GO

+55 (62) 3533-2206

Ata e Estatuto

 

Baixe a Ata        Baixe o Estatuto


Às 20 horas e 30 minutos do dia vinte e dois (22) de fevereiro de mil novecentos e setenta e dois (1972), no Salão auditório da Escola Média de Agricultura da Região Cacaueira “EMARC”, na Cidade de Uruçuca, Estado da Bahia, que serviu de sede da Reunião de Entomologia Agrícola, promovida pela CEPLAC, teve lugar a assembléia de fundação da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Compareceram à sessão em epígrafe, quarenta e oito (48) participantes do conclave entomológico.

Iniciado os trabalhos, o Dr. Gianotti, do Instituto Biológico de São Paulo presidente do conclave, teceu ligeira apreciação sobre o evento, lendo em seguida, em voz alta, o abaixo assinado encaminhado pelos participantes presentes, ao Senhor Coordenador da Reunião de Entomologia Agrícola, Dr. Pedrito Silva. Após a leitura, o Dr. Gianotti convidou o Dr. Rossetto do Instituto Agronômico de Campinas-SP para assumir da, digo, a direção dos trabalhos da referida assembléia, tendo este na mesma ocasião, solicitado dos presentes a indicação de um colega para funcionar como Secretário.

Proposta verbal dos engenheiros agrônomos Cândido de Almeida e Silva, da Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, em Itabuna, Bahia, e José Alberto Freire, da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, foi escolhido o engenheiro agrônomo José de Souto Lima Filho, do Setor de Entomologia e Parasitologia Agrícolas do IPEANE-Pernambuco. Logo após o colega Rossetto passou a explanar o assunto que prendia as atenções de todos, afirmando que a solução mais rápida, seria a fundação de uma Sociedade que congregasse os entomologistas do País. Seria para isto, elaborado o estatuto específico e neste diploma as portas ficariam abertas para que a união com a outra Sociedade fosse realizada, indo mais além, o colega Rossetto chegou a afirmar que a tese desta união, dependia muito mais da outra, do que da que se pretende fundar. Externou de maneira franca, a sua admiração, a sua amizade, a sua consideração e o seu respeito, a todos os membros que dirigem a outra Sociedade. Desejou que tudo seguisse para uma união. Esclareceu que os estatutos foram baseados nos da Sociedade Brasileira de Entomologia e nos da Sociedade de Entomologia Americana, duas entidades de tradição e alto conceito nos meios científicos Sociais e culturais do Brasil.

Depois destas considerações, propôs para que todos escolhessem um nome para a futura Sociedade, tendo sido aprovado por escolha dos presentes, o nome de Sociedade Entomológica do Brasil cuja sigla seria “S.E.B”. Após este ato, passou a ler, discutir, debater e estudar em comum, todos os Capítulos, artigos, alíneas e parágrafos do estatuto, prolongando-se em tal expediente até às 24 horas, havendo durante o expediente, somente um ligeiro intervalo, para que os presentes tomassem substancioso leite de cacau e estimulante cafezinho. Depois da jornada acima, teve lugar a eleição dos membros da Diretoria constituída aliás de 1 Presidente - 1 Vice-Presidente - 1 Secretário-Tesoureiro - Conselheiros.

Por aclamação unânime de todos os participantes presentes a citada Reunião, foi eleito Presidente o Dr. Pedrito Silva, Chefe da Divisão de Entomologia e Zoologia Agrícola do CEPEC – Bahia.

A Diretoria eleita ficou assim definida:

 
Pedrito Silva (Itabuna-BA) – Presidente
 
José A.H. Freire (Viçosa-MG) – Vice-presidente
 
João Manuel de Abreu (Itabuna-BA) – 1º Secretário
 
José Oscar G. de Lima (Viçosa-MG) – 2º Secretário

Como conselheiros da nova Sociedade, foram escolhidos os entomologistas:

 
Padre Jesus Moure (Curitiba-PR)
 
Oswaldo Gianotti (São Paulo-SP)
 
Mário Bezerra (Recife-PE)
 
Carlos J. Rossettto (Campinas-SP)
 
Elpídio Amante (São Paulo-SP)

Por proposta do colega Rossetto, todos os que assinaram o abaixo assinado, passariam a ser considerados como “Sócios Fundadores”.

Após o resultado da eleição, o Dr. Pedrito Silva e demais membros eleitos para a Diretoria, tomaram assento à mesa e conduziu a parte final da sessão. Nesta oportunidade, o presidente eleito proferiu algumas palavras dizendo da alta responsabilidade que lhe pesava sobre os ombros e de seus companheiros tecendo algumas considerações a respeito a sua grande satisfação em ser escolhido para dirigir tão importante missão. Desejando votos de sempre pautar a sua admiração, digo, administração dentro de uma mensagem da união com todos, encerrou o trabalho da assembléia da Fundação da Sociedade Entomológica do Brasil – S.B.E., tendo eu, José de Souza Lima Filho, registrado as ocorrências nesta ata que vai datada e referendada pelo Sr. Presidente eleito, e 1º secretário-tesoureiro.

Itabuna, 22 de fevereiro de 1972.

Dr. Pedrito Silva
Presidente

José Manuel de Abreu
1º Secretário-Tesoureiro

Ata de Fundação on-line

SOCIOS FUNDADORES DA SEB
1
 
Antonio de Brito Silva
2
 
Antonio F.S.L. Veiga
3
 
Artur Mendonça Filho
4
 
Cândido de A. Silva
5
 
Carlos Amadeu Leite de Oliveira
6
 
Carlos Holger W. Flechtmann
7
 
Carlos Jorge Rossetto
8
 
Carlos Tadeu Barros de Paula
9
 
Cibele C. Menezes
10
 
Cláudio Lucio Costa
11
 
Dirceu Eschiapati
12
 
Dirceu Velho
13
 
Edgar Alberto Bitran
14
 
Edmilson J. Marques
15
 
Elpídio Amante
16
 
Fernando Mesquita Lara
17
 
Francisco de Assis Menezes Mariconi
18
 
Francisco Maximiliano Wiend
19
 
Gilberto Casadei de Batista
20
 
Gilberto José da Silva
21
 
Guillermo Smith Figuerôa
22
 
Heloisa Sabino Prates
23
 
Jesus S. Moure
24
 
João M. de Abreu
25
 
José de Souto Lima Filho
26
 
José Oscar G. de Lima
27
 
José Roberto P. Parra
28
 
Júlia Maria Ferraz B. dos Santos
29
 
Luiz Gonzaga Chiavegato
30
 
Moustafa Hassan Moustafa
31
 
Octavio Nakano
32
 
Osmar José Sponchiado
33
 
Oswaldo Giannotti
34
 
Paulo Roberto de Camargo e Castro
35
 
Pedrito Silva
36
 
Salvador de Toledo Piza
37
 
Sebastião Bastos Nogueira
38
 
Silvio M. Sobral
39
 
Sinval Silveira Neto
40
 
Tercio Barbosa de Campos
41
 
Valter Ambrozio Brunelli
42
 
Veslei da Rosa Caetano
43
 
Vinalto Graf
 
 
 

Fale Conosco

Rodovia GO-462, Km 12 | Santo Antônio de Goiás – GO

Caixa Postal: 179

CEP: 75375-000

telefone: +55 (62) 3533-2206

e-mail: secretaria@seb.org.br

ou preencha o formulário em nossa página de contato

Galeria de Fotos

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter, fique por dentro de tudo o que acontece na SEB e receba também informações sobre Eventos, Cursos e Notícias.

Entrada Inválida